quinta-feira, 31 de julho de 2008

Ser professor é fácil!

Tenho 28 anos de magistério, isto me deixa numa confortável situação, pois já aprendi todos os macetes da minha profissão. Algumas dicas para você:
* se queres dar uma aula de ciências, comece explicando aos seus alunos que muitos confundem um professor de ciências, com uma consulta médica. Tem tudo haver e nada ao mesmo tempo. Como na medicina a ciência muda a todo instante e todos devem tentar se manter atualizados. Proponha que tragam novidades para as aulas onde eles as exponham ( você vai aprender mais do que ver TV). Saiba que és só um professor, tens direito de dizer: nunca pensei em ler a respeito, tem coisas que não lembro mais, vamos ver quem trás pra sala algo sobre o assunto na próxima aula?... não esqueça, cada aula é um novo aprendizado (inclusive para você).
*se queres dar uma boa aula de matemática, comece a tirar das cabecinhas que você é o bicho papão da história, que será onde eles se darão mal e reprovarão no final do ano. Se puderes relacionar seu conteúdo com a prática melhor, por exemplo, numa aula de geometria, leve seus alunos para um lugar aberto, de preferência uma praça, longe da escola e peça que desenhem o que quiserem, só após todos terminarem o desenho volte para a escola. O período acabou não estresse você terá outros. No próximo, peça que todos tragam os desenhos. Com os desenhos na mão peça para que localizem nos desenhos todas as formas geométricas possíveis ( podem usar até a biblioteca para pesquisar). Depois das formas destacadas no papel, proponha um desafio: Uma amostra de trabalhos de matemática usando sucatas e formas geométricas ( te surpreenderá com os Picassos). Se for um conteúdo nada prático, fale na importância de se desenvolver o raciocínio. Suas aulas nunca serão as mesmas.......
*se queres dar uma boa aula de filosofia...coloque no quadro a frase :" A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo. " de Merleau-Ponty.... explore a frase em todos os sentidos, fale de Sócrates, diga que filosofia é a arte de aprender a pensar, ensine um pouco da etimologia das palavras, dê algumas palavras em latim ( afinal, é melhor aprender, quando se sabe de onde vem as coisas )... se nada adiantar, passe o filme: CLICK, com certeza entenderão,mais do que você pode imaginar. Quando fores dar o período pré-socrático, detenha-se nos mitos e logos, relacione com os mitos de hoje e as explicações científicas. Ao chegares à filosofia clássica ao período greco-romano: fale dos sofistas, relacione-os aos consultores de hoje, certamente seus alunos encontrarão muitos sofistas perdidos pela política. Se pedires um trabalho sobre filósofos e eles copiarem tudo da Internet, inclusive o site, não estresse, ensine-os a fazer (afinal até monografias são copiadas ). Lembre-se, sempre terá uma nova aula para você recomeçar.....
*se queres dar uma boa aula de sociologia, explique os fatos sociais e o trabalho dos sociólogos. Pegue revistas, jornais e peça recortes de fatos sociais que os interessem, depois dirija o trabalho: resumo do fato social, importância deste fato para eles e para a sociedade... chegue até as conseqüências. Viu é fácil ser sociólogo, até seus alunos do ensino médio conseguem. No método científico, explore e faça-os desenvolver o método dentro dos fatos sociais, ao dar os contatos sociais, deixe-os fazerem trabalhos sobre os contatos primários e secundários, assim você irá trabalhar com as emoções. Lembre-se só se aprende, quando existe mudança de comportamentos ( isto envolve: sentimentos). Bons filmes para ver: "CHAMAS DA VINGANÇA e O DIABO VESTE PRADA".
Pequenas dicas de um aprendiz! Tenho 60h de Estado. No final do mês, lá se vai o especial, e os empréstimos então nem se fala, mas sempre tenho colegas com carga horária menor que a minha que vivem igual. Quando penso... poderia ser médica, advogada,... mas dai lembro, se tivesse outra profissão, com certeza jamais deixaria de ser professor, porque nada mais gratifica do que o sorriso, o olhar, o deitar tranqüilo, a missão cumprida... é a vida que talhas e que só enobrece a tua própria existência. Há todos os meus mestres, "OBRIGADA!"

2 comentários:

Neli Lemos disse...

Realmente, Elsa, trabalhar com filofia tem tudo a ver contigo."
Um abraço, Neli.

Rosemary Fortes disse...

Bastante provocativo teu texto. É muito bom ler sobre idéias que façam a mente refletir além dos padrões adotados. Reproduzimos vários padrões no cotidiano, e muitos nunca nos perguntamos pela sua validade ou necessidade.
Teu blog está muito legal!
As atividades estão indo bem. Parabéns!
Beijos . Rose